Escute nossa Rádio Online

Rádio 96,1 FM Rádio Light Rádio 1390 AM

Quem vai para área de risco de Febre Amarela no carnaval precisa tomar a vacina hoje

/ Informativos

Postado por: Administrador - em 31/01/2018 às 07:18

A Secretaria de Estado de Saúde confirmou mais uma morte e outros dois novos casos de febre amarela no Estado do Rio. De acordo com o órgão, uma pessoa morreu em Cantagalo e outras duas foram diagnosticadas com a doença em Carmo e Sumidouro. No Estado, subiu para 32 o número de casos de febre amarela, sendo 11 mortes. Está confirmado que a morte do médico Paulo Becker, ocorrida no dia 14, foi em consequência da febre amarela.

O Ministério da Saúde divulgou um novo balanço dos casos e mortes de febre amarela no Brasil, na tarde passada. São 213 casos confirmados da doença, sendo que 81 pessoas morreram devido à infecção, desde 1º de julho de 2017.

O governo federal recebeu 1.080 notificações de casos suspeitos – 432 foram descartados e 435 permanecem sob investigação. Em comparação com o mesmo período de 2016/2017, há uma queda de 54% nos casos confirmados. As mortes devido à doença diminuíram 44%.

A Vacina da febre amarela leva dez dias para fazer efeito.

Quem vai viajar no feriadão do carnaval e precisa ficar imunizado contra a febre amarela, tem que correr hoje aos postos de vacinação.

O planejamento para viagem de carnaval, dessa vez inclui algumas horas dedicadas à fila para tomar a vacina.

A vacina não é item essencial para ir a qualquer destino. Apenas para as áreas consideradas de risco pelo Ministério da Saúde. São locais onde pessoas ficaram doentes ou foram encontrados macacos infectados com a febre amarela silvestre. Não há casos de febre amarela urbana no país desde 1942.

Os médicos infectologistas explicam, sobre o efeito da vacina que “Existe todo um estímulo do sistema de defesa para produzir células específicas e elas vão produzindo de uma forma lenta e gradual. No décimo dia pode-se dizer que ela tem uma quantidade de células protetoras, antes disso as pessoas não estarão protegidas”.

Portanto, quem vai viajar para áreas de risco no carnaval, hoje é o último dia para tomar a vacina. Faltam dez dias para o sábado de carnaval.

Submenu