Escute nossa Rádio Online

Rádio 96,1 FM Rádio Light Rádio 1390 AM

Mortes por suspeita de febre amarela colocam as prefeituras da região em estado de alerta.

/ Notícias

Postado por: Administrador - em 15/01/2018 às 06:16

A prefeitura de Valença confirmou a morte de mais dois pacientes, no último sábado, elevando para três os casos de suspeita de febre amarela. Em consequência, na manhã de sábado o secretário de Estado de Saúde, Luiz Antônio Teixeira Júnior, visitou o município, se reuniu com o prefeito Fernando Graça e anunciou uma série de ações em apoio à vacinação contra a febre amarela na região. A Secretaria Estadual de Saúde vai liberar recursos, cerca de 200 mil reais, para o pagamento de pessoal e transporte das equipes de imunização. Por orientação do órgão estadual, o Hospital Escola da Faculdade de Medicina de Valença e todas as unidades públicas e privadas da cidade devem ampliar o grau de vigilância e se preparar para diagnosticar precocemente novos casos da doença. Por meio de uma parceria com o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil, o município contará com equipes que farão a busca ativa de pacientes que ainda não estão imunizados, especialmente nas áreas rurais, já que se trata de um vírus silvestre. Por conta da ocorrência, a Secretaria de Saúde de Barra Mansa inicia hoje um cinturão de bloqueio vacinal na zona rural, especialmente no distrito de Nossa Senhora do Amparo, que faz divisa com Valença. Equipes da Secretaria de Saúde, com o apoio da Guarda Municipal, Vigilância Ambiental e secretarias de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, percorrerão as fazendas e sítios das áreas rurais vacinando os moradores. A determinação partiu do prefeito Rodrigo Drable, após reunião com o secretário de Saúde, Sérgio Gomes.
A vacina estará disponível no Posto de Saúde do distrito de Amparo a partir das 8 horas e o trabalho de imunização vai até as 17 horas, de acordo com o funcionamento do posto. A base de bloqueio será na RJ 153 – Rodovia Gecy Vieira Gonçalves, estrada que liga o distrito barramansense a Valença – logo após a ponte do Distrito. Agentes da Guarda Municipal estarão orientando os motoristas que entram e saem de Barra Mansa por essa via e os encaminhando para a vacinação.
Para impedir a contaminação na zona urbana, todos as 49 unidades de saúde do município estarão realizando a vacinação nos postos das 8 às 17 horas. A UPA Centro fará a vacinação todos os dias, das 17 horas até a meia noite, para atender a quem trabalha durante o dia. Segundo a secretaria de Saúde, cerca de 30 mil pessoas já foram vacinadas em Barra Mansa. O objetivo é vacinar ainda aproximadamente mais 120 mil moradores. A dose que será aplicada é única e vale para a vida toda. Devem tomar a vacina crianças a partir de nove meses de vida e pessoa de até 59 anos de idade. Quem vai viaja para áreas de ricos deve tomar a vacina, com até 10 dias de antecedência.  Idosos maiores de 60 anos podem se vacinar desde que tenham prescrição médica. Em caso de dúvidas, é recomendado que o morador procure o posto de saúde mais próximo de sua residência.
Em Volta Redonda Secretaria Municipal de Comunicação realizará uma Coletiva na Secretaria Municipal de Saúde, no gabinete do Secretário, para divulgar importantes informações sobre a Febre Amarela e as decisões tomadas sobre um esquema de emergência para a Campanha de Vacinação. O objetivo é divulgar as informações corretas e evitar “pânico” desnecessário nesse momento. Estarão presentes o Prefeito Samuca Silva, o Secretário Alfredo Peixoto e outras autoridades de saúde.

Submenu