Escute nossa Rádio Online

Rádio 96,1 FM Rádio Light Rádio 1390 AM

Sindicato dos Metalúrgicos realiza plebiscito sobre o retorno do turno de 8 horas

/ Informativos

Postado por: Administrador - em 25/09/2017 às 07:19

Os trabalhadores da Companhia Siderúrgica Nacional darão o primeiro passo, amanhã, em votação secreta, na discussão para a retomada do turno de oito horas. Esta é a manchete do semanário “FOLHA DO AÇO”, que está nas bancas desde sábado. O Sindicato dos Metalúrgicos vai realizar um plebiscito para que a categoria autorize a diretoria a negociar uma proposta da empresa para o retorno do turno de oito horas. A votação irá das 6 às 18 horas, na Praça Juarez Antunes.

Desde 2008 a atual direção do sindicato vem defendendo, com unhas e dentes, a manutenção do turno de seis horas. E nunca abriu qualquer possibilidade de negociação, já que tinha condições jurídicas e embasamento legal para não discutir o assunto. Entretanto, com o novo cenário nacional, após a aprovação da reforma trabalhista, não há mais a certeza de que os argumentos legais garantirão a manutenção do turno de seis horas, afirma o boletim 9 de Novembro, distribuído pelo sindicato na última sexta-feira.

Caso os metalúrgicos aprovem a discussão do turno, serão apresentadas algumas reivindicações à empresa. Entre elas: a manutenção dos postos de trabalho, intervalo de uma hora de refeição, compensação financeira através de um abono substancial, escala de turno escolhida pelos trabalhadores, com prazo de revisão de seis meses e a melhoria na qualidade da refeição servida no interior da Usina. “A direção do sindicato entende que o turno de seis horas é a melhor opção, mas a palavra final é dos trabalhadores” afirma o presidente do Sindicato, Silvio Campos, confirmando que continuará defendendo a atual forma de turno.   

 

 

Submenu